Silêncio


Observar é o primeiro passo, o primeiro ensinamento, a primeira prática.

Observar.

Isso é meditar.

Observe os sons, o seu corpo, a respiração que entra e sai.

Claro, os pensamentos não o vão largar...

Observe.

Observe os pensamentos. Não os analise, nem os julgue. não os incentive. Sente-se em silêncio, esteja presente e observe...

Aos poucos os pensamentos começam a perceber que ali não tem campo fértil, que quem está ali não está incentivando, não está "dando corda" pra eles.

Daí a alguns dias eles irão embora.

Sente-se longos minutos todos os dias.

De repente uma presença inusitada, surpreendente, começa a surgir. Uma presença que perpassa tudo, que está nas árvores, nos pássaros, em todos os objectos...

A Presença... O Ser ... o seu Ser, o seu Núcleo Central (que também é o Núcleo Central de tudo o que existe)...

No xamanismo Kahuna é conhecido como NALU.

Nalu do Som = simplesmente mergulhe e ouça os sons à sua volta. Perceba que eles surgem de repente do silêncio e de repente voltam para o silêncio.

Nalu da visão = deixe um cristal ou uma flor a 1 metro dos seus olhos e olhe. Olhe e olhe. Agora feche os olhos e veja-o dentro de seu cérebro. Vire-o se quiser, mas não o segure. Repita quantas vezes for necessário.

Nalu do paladar = quando comer, viaje em cada sabor que entra na sua boca. Cada garfada é um sabor diferente, mesmo que parecido, cada um é único... Viaje!

Nalu do Tato = sinta. Enquanto corre, sinta seus movimentos. Não pense nelse, sinta-os. Enquanto deita, sinta o peso de seu corpo sobre o colchão, o peso da roupa sobre o corpo, sensações de frio e calor. Sinta.

Nalu Multisensorial = no seu dia a dia , a cada momento de seu dia, mergulhe nas suas sensações, nos sons do aqui-agora, nos movimentos, cheiros, gostos, sem pressa, deliciando-se com cada um desses momentos, dessas sensações.

Assim, volta pro aqui-agora e sai das neuroses do passado, medos do futuro, saudades de quem não se encontra presente.... etc.... Assim, você retorna para a Verdade, para a casa: é um convite para voltar pra casa!

0 comentários:

Enviar um comentário