A Arte do Silencio: uma meditação silenciosa

“Existe harmonia, paz e tranquilidade para aquele que se volta em direção à sua pureza brilhante. Ir para dentro não significa que tenha que deixar o Universo e se tornar só, antisocial ou rude. Poder, energia e vida pertencem àqueles que se completam dentro de si mesmos”.

A meditação é uma poderosa ferramenta científica desenvolvida há milhares de anos pelos iogues para despertar a Consciência Superior dentro de nós. Através da Meditação, nós somos tirados da dualidade e levados para uma realidade Infinita. Nesta tradição, meditações praticadas por certo número de dias têm um certo efeito. Quarenta dias é o mínimo para quebrar um hábito e fixar a base para uma mudança interna. Sim,quarenta dias seguidos! E se isso parecer muito tempo, lembre-se que muitos mestres espirituais no passado levaram 40 anos para alcançar a iluminação.

Esta é uma simples meditação para se praticar durante os próximos 40 dias. Meditação silenciosa e atenta será nossa primeira, última e contínua lição. Vamos começar!

Parte Um. Diariamente fique em silêncio e ouça o seu interior. Antes do sol nascer é o melhor momento. Ou pelo menos antes de começar o seu dia de trabalho. Sente-se em silêncio e observe os seus pensamentos, sinta a sua respiração e sinta as sensações do seu corpo. Suave e silenciosamente esteja consigo. O tempo ideal é de 22 a 31 minutos. Se não tem tanto tempo, 11 minutos também é um tempo bom para meditação.

Parte Dois. Durante o dia, escute o seu interior antes de interagir com os outros. Faça o seu melhor para adquirir as  suas próprias respostas antes de buscar conselho. Processe os seus próprios pensamentos e sentimentos antes de compartilhar com os outros. Compartilhe só os pensamentos e sentimentos que informem e inspirem os outros. Não envie as suas emoções para os outros como forma de evitar processá-los. Mantenha os seus próprios assuntos pessoais e os processe-os  você mesmo.

Parte Três. Uma vez por semana pratique a meditação de silêncio com um parceiro ou com um grupo de amigos. Observando o silêncio, dêem um passeio juntos, fiquem juntos em casa, comam uma comida juntos ou participem de outras actividades. Concorde anteriormente no processo, assim pode relaxar e desfrutar a experiência. Tenha um caderno à mão no caso de surgir a necessidade de se comunicar. Também pode querer experimentar a noite silenciosa do Budismo e meditações de dia ou retiros de fim de semana.


Resultados. A prática anterior alerta-nos sobre quanto nós focamos a nossa atenção para o mundo exterior e procuramos respostas fora de nós mesmos. Nós percebemos que muito do que dizemos é desnecessário e um desperdício de energia. Nós começamos a perceber como tentamos preencher espaços vazios para nos sentirmos confortáveis. Nós encontramos nossa intuição e “ouvimos Deus” nos espaços livres da nossas mentes. Quando nós não escutamos nossa intuição, nossa Alma grita conosco em outros modos: acidentes, tensão, medo, raiva.

(por Gururattan Kaur Khalsa)

1 comentários:

Tenho praticado a meditação silenciosa. Comecei ha uns 15 dias. Tenho me sentido um pouco melhor. Gostei do artigo! Obrigado!

Enviar um comentário