Meditação

Voltar-se para o centro e desligue-se do mundo exterior, voltando a atenção para dentro de si mesmo.

Silencie a mente

A meditação é, em essência, um treino sistemático da atenção, concentração, escuta ou fluidez.

A técnica mais eficaz para si

Há vários tipos de meditação. É uma questão de se escolher o que melhor se adequa à nossa pessoa.

Ouvir o Divino

Enquanto, nas nossas orações, procuramos falar com o Divino, na meditação deve procurar colocar-se num estado de recepção e ouvi-Lo.

Prática para todos os dias

Quem meditar corretamente atinge um perfeito autoconhecimento, que se revela em autorrealização.

Meditação Xamânica


Como sabem, há variadíssimos tipos de meditação! Hoje vamos partilhar uma meditação xamânica. No próprio xamanismo, existe uma grande quantidade de técnicas de meditação utilizadas pelas diferentes culturas xamãs. Cada linhagem de xamãs pratica técnicas específicas.

1.    Mantenha o seu corpo direito, a coluna apoiada numa almofada. Respire com intensidade pelo nariz e solte o ar pela boca, dê três respirações profundas.

2.    Agora permita que o ar entre suave e vá acompanhando o fluxo respiratório, descendo pelo seu corpo. Sinta como o corpo se vai soltando aos poucos. Entre num estado de relaxamento profundo.

3.    Imagine que uma pena de ouro desce do infinito e entra pelo seu chakra da coroa (no topo da sua cabeça) e vai limpando todos os seus chakras percorrendo o seu canal da individualidade, activando vórtices de energia.

4.    Acompanhe todo o processo respirando profundo e calmamente. O seu corpo vai ficando cada vez mais leve e a pulsação faz-se sentir em todos os seus chakras.

5.    Entregue a esta pena dourada toda a densidade do seu corpo, e permita que a negatividade: pensamentos, sensações e sentimentos, sejam varridos através da acção desta pena dourada. Mantenha-se no fluxo respiratório.

6.    Com o corpo pleno de energia cósmica, leve sereno e vibrante, faça a conexão com a energia da terra. Permita que pelos seus pés, o contacto com o centro da terra se faça. Sinta os seus pés como raízes que entram na terra, e conectam com um vulcão de luz vermelha no coração da terra.

7.    Respire… deixe que o seu 1º chakra receba esse vulcão de energia. Ele vai avançando pelas suas pernas, preenche toda a pelve, estimula o seu chakra base, e com fortes jactos de energia, sai pelo seu 7º chakra. Respire e numa erupção forte, ele arrasta toda a negatividade e a escuridão que há em si.

8.    Esta energia expande-se para os lados. Sinta esta expansão. A energia de fogo queima, no seu campo toda a energia densa que está nele. Respire, e veja o seu coração ser transformado pela lava deste vulcão, em diamantes que brilham, expressando a luz do SER que habita nele.

9.    Respire e imagine o seu Xamã, aquele curador interno que possui o dom de curar todas as suas feridas do passado e pode transformar o seu presente em algo bom, leve e tranquilo.

10.    Respire, observe o seu Xamã perceba como ele é e o que ele lhe expressa. Respire e deixe que a energia dele se conecte com a sua.

11.    O Xamã tem o poder de fechar seus círculos de medo, culpa e dor. Escolha o círculo da sua vida que está pronto para ser fechado, aquele círculo que não necessita mais manter.

12.    Respire, ele traz uma flor de lótus branca e deposita nos locais do seu corpo que necessitam de cura. Finalmente, ele coloca uma outra flor nas suas mãos. Ela simboliza o fechamento de um círculo e o início de um outro círculo. Receba esta flor com toda a luz que a acompanha.

13.    Que o amor floresça, que a suavidade e a harmonia estejam nos seus pensamentos. Respire, respire, irradie esta qualidade de energia para o planeta.

Meditação Colectiva pela Paz e Harmonia Global



Queridos amigos,

esta é uma meditação colectiva, mas que pode ser feita individualmente, sempre que quiser.

Preparação

  1. Sente-se calmamente num local tranquilo, relaxe e feche os olhos.
  2. Invoque a presença da energia Divina da forma que preferir e ore a essa energia, pedindo-lhe que o preencha de graça Divina.
  3. Visualize uma luz branca brilhante a descer do Cosmos, entrando pela sua cabeça, preenchendo completamente o seu corpo físico e a sua aura.
  4. Agora, visualize a chama Violeta (uma luz branca violeta vibrante), descendo do Universo para purificar os seus chakras. 

Desenvolvimento

  1. Saia da sua casa e visualize-a vista de cima. Veja a sua vizinhança, como se estivesse a voar.
  2. Agora veja a sua aldeia/cidade, o seu continente e todo o planeta Terra.
  3. Visualize a Chama Violeta como uma nuvem circundando todo planeta.
  4. Visualize colunas desta energia violeta a descerem sobre a Terra, limpando e purificando os continentes (faça o movimento descendente com as mãos, se isso o ajudar), deixe a Chama Violeta fluir até aos seguintes lugares: América do Sul, América do Norte, África, Europa, Médio Oriente e Israel, Rússia, Ásia, Austrália
  5. Agora, deixe a Chama Violeta descer até aos Oceanos e depois, mais profundamente, até ao centro da Mãe Terra.
  6. Visualize uma nuvem de luz branca brilhante circundando a Mãe Terra, a Vibrante luz da Unidade. Faça-a descer para preencher estas diferentes zonas do Planeta.
  7. Agora, visualize uma nuvem azul muito clara envolvendo a Mãe Terra. Esta é a luz da Paz. Deixe-a fluir pelo planeta abaixo e envolva os continentes.
  8. Vamos invocar agora a Energia Crística. Visualizemo-la como uma rede cristalina, brilhando em redor de todo o planeta. Descendo sobre todos os povos, trazendo a consciência da Unidade para além da separação.
  9. Vamos fazê-la descer sobre todos os povos, zona por zona, ou num todo, como preferir. Ancoremos a rede no Centro da Mãe Terra.
  10. Podemos terminar a meditação com a seguinte invocação:

“Que todos os povos e seres deste planeta possam viver em paz e em felicidade a partir de agora!”

Pode enviar, se gostar, raios de luz de diferentes cores para os diversos reinos de vida: desertos, animais, rochas,...

Um coração cheio de mimos para todos!

Meditação glandular



Esta meditação simples mas poderosa se desenrola em três etapas e afecta a glândula pituitária, a tiróide e o timo respectivamente.


  1. Respire várias vezes profundamente para relaxar o corpo, sentado confortavelmente numa cadeira ou numa almofada. Deixe a parte superior do seu corpo entrar num rodopio suave que vai no sentido dos ponteiros do relógio enquanto coloca a sua língua no céu da boca. Faça isto durante 2 ou 3 minutos. Isto estimula a glândula pituitária.
  2. A seguir, enquanto está sentado e direito, incline devagar a sua cabeça para a frente até que o seu queixo toque quase o seu peito. Fique nesta posição alguns segundos e comece devagar a inclinar a sua cabeça para trás e pare quando ficar desconfortável de maneira a que esteja a olhar para o céu. Fique nesta posição durante alguns segundos e depois volte a por a sua cabeça na posição normal. Incline-a depois devagar para o lado até onde conseguir começando pela esquerda e depois para a direita mantendo alguns segundos em cada uma das posições. Isto estimula a glândula tiróide na área da garganta.
  3. Por fim, comece a bater levemente a área no centro do seu peito, 6 cm acima donde acaba a caixa torácica. Faça isto durante 1 ou 2 minutos. Isto estimula a glândula do timo.


Esta meditação encoraja a actividade destas três glândulas cruciais no nosso corpo que libertam as hormonas controladoras da: felicidade, metabolismo, crescimento e sistema imunitário.