Meditação

Voltar-se para o centro e desligue-se do mundo exterior, voltando a atenção para dentro de si mesmo.

Silencie a mente

A meditação é, em essência, um treino sistemático da atenção, concentração, escuta ou fluidez.

A técnica mais eficaz para si

Há vários tipos de meditação. É uma questão de se escolher o que melhor se adequa à nossa pessoa.

Ouvir o Divino

Enquanto, nas nossas orações, procuramos falar com o Divino, na meditação deve procurar colocar-se num estado de recepção e ouvi-Lo.

Prática para todos os dias

Quem meditar corretamente atinge um perfeito autoconhecimento, que se revela em autorrealização.

A Arte do Silencio: uma meditação silenciosa

“Existe harmonia, paz e tranquilidade para aquele que se volta em direção à sua pureza brilhante. Ir para dentro não significa que tenha que deixar o Universo e se tornar só, antisocial ou rude. Poder, energia e vida pertencem àqueles que se completam dentro de si mesmos”.

A meditação é uma poderosa ferramenta científica desenvolvida há milhares de anos pelos iogues para despertar a Consciência Superior dentro de nós. Através da Meditação, nós somos tirados da dualidade e levados para uma realidade Infinita. Nesta tradição, meditações praticadas por certo número de dias têm um certo efeito. Quarenta dias é o mínimo para quebrar um hábito e fixar a base para uma mudança interna. Sim,quarenta dias seguidos! E se isso parecer muito tempo, lembre-se que muitos mestres espirituais no passado levaram 40 anos para alcançar a iluminação.

Esta é uma simples meditação para se praticar durante os próximos 40 dias. Meditação silenciosa e atenta será nossa primeira, última e contínua lição. Vamos começar!

Parte Um. Diariamente fique em silêncio e ouça o seu interior. Antes do sol nascer é o melhor momento. Ou pelo menos antes de começar o seu dia de trabalho. Sente-se em silêncio e observe os seus pensamentos, sinta a sua respiração e sinta as sensações do seu corpo. Suave e silenciosamente esteja consigo. O tempo ideal é de 22 a 31 minutos. Se não tem tanto tempo, 11 minutos também é um tempo bom para meditação.

Parte Dois. Durante o dia, escute o seu interior antes de interagir com os outros. Faça o seu melhor para adquirir as  suas próprias respostas antes de buscar conselho. Processe os seus próprios pensamentos e sentimentos antes de compartilhar com os outros. Compartilhe só os pensamentos e sentimentos que informem e inspirem os outros. Não envie as suas emoções para os outros como forma de evitar processá-los. Mantenha os seus próprios assuntos pessoais e os processe-os  você mesmo.

Parte Três. Uma vez por semana pratique a meditação de silêncio com um parceiro ou com um grupo de amigos. Observando o silêncio, dêem um passeio juntos, fiquem juntos em casa, comam uma comida juntos ou participem de outras actividades. Concorde anteriormente no processo, assim pode relaxar e desfrutar a experiência. Tenha um caderno à mão no caso de surgir a necessidade de se comunicar. Também pode querer experimentar a noite silenciosa do Budismo e meditações de dia ou retiros de fim de semana.


Resultados. A prática anterior alerta-nos sobre quanto nós focamos a nossa atenção para o mundo exterior e procuramos respostas fora de nós mesmos. Nós percebemos que muito do que dizemos é desnecessário e um desperdício de energia. Nós começamos a perceber como tentamos preencher espaços vazios para nos sentirmos confortáveis. Nós encontramos nossa intuição e “ouvimos Deus” nos espaços livres da nossas mentes. Quando nós não escutamos nossa intuição, nossa Alma grita conosco em outros modos: acidentes, tensão, medo, raiva.

(por Gururattan Kaur Khalsa)

Meditação - Fusão da Alma


  1. Relaxa profundamente. Respirando ritmicamente, faz 3 respirações profundas, (ou mais se necessitar), ao inspirar profundamente, imagine entrar Luz, expire com força expulsando toda a preocupação...medo...insegurança...ódio...depressão;
  2. Sentindo a presença da Luz que o envolve...contemple-a...ame-a...funda-se nela... durante 15 minutos. 
  3. Relaxamento profundamente... Respirando lentamente... 
  4. Envolva-se numa bola de Luz branca e imagine que a sua consciência se expande... 
  5. A camada exterior desta bola de Luz, liga-me ao poder, à inteligência, ao Amor Divino;
  6.  A camada interior da Luz, purifica-me, tornando possível a fusão da sua alma com esse infinito mar de Luz Cósmica que é a Energia Divina; 
  7. Agora todo o Divino o circunda, envolve, penetra, protege, porque Ele É...
Pura energia
Puro Amor
Puro conhecimento
Total compreensão
Pura intelegência
Vida eterna
Harmonia
Ordem
Alegria
O ar que respiro
O seu alimento
O pensamento

Meditação para a Inveja


 Esta meditação foi transcrita do livro da Arte Tibetana do Pensamento Positivo

  1. Sente-se de modo confortável. 
  2. Imagine-se a lavar a cara, mãos e cabeça. À medida que se for lavando com água fresca, o seu coração vai-se tornando cada vez mais leve. 
  3. A água absorve as impurezas da inveja, tornando-se uma lama castanha e escura. 
  4. Quando acabar, o seu coração estará aberto e livre da inveja. 
  5. Nesse momento olhe para a água lamacenta que se acumula numa bacia de bronze. Quando a observar de perto, com muita atenção, vai começar a observar a natureza da sua inveja passada, e os danos que ela lhe causou a si e aos outros. 
  6. À medida que fizer isto, assuma as responsabilidades relativamente a cada situação que testemunhar e só depois termine.