Meditação

Voltar-se para o centro e desligue-se do mundo exterior, voltando a atenção para dentro de si mesmo.

Silencie a mente

A meditação é, em essência, um treino sistemático da atenção, concentração, escuta ou fluidez.

A técnica mais eficaz para si

Há vários tipos de meditação. É uma questão de se escolher o que melhor se adequa à nossa pessoa.

Ouvir o Divino

Enquanto, nas nossas orações, procuramos falar com o Divino, na meditação deve procurar colocar-se num estado de recepção e ouvi-Lo.

Prática para todos os dias

Quem meditar corretamente atinge um perfeito autoconhecimento, que se revela em autorrealização.

Meditação com Mandala

 

Imprima a mandala e medite com ela da seguinte maneira:

  1. Relaxe o seu corpo, deixe o seu espírito calmo e sereno, observe a sua respiração;
  2. Faça algumas respirações profundas e lentas, sem pressa, nesse momento sinta somente o respirar;
  3. Contemple a mandala por algum tempo, pode ser por um minuto, dois ou dez;
  4. Mande para cada espiral da mandala  sentimentos negativos de ódio, mágoas, tensão, culpas, abandono, tristeza, angústia, solidão, ansiedade, preocupação ou outros que tenha. Veja esses sentimentos a serem transformados em luz, no centro da mandala. Essa luz é você, é seu Eu Superior, o sábio dentro de si;
  5. Caso não tenha sentimentos negativos nesse momento, coloque todo o sentimento de amor e bem-estar nas espirais da mandala com a intenção de ampliar esses sentimentos para além de si mesmo, até abarcar toda a humanidade, toda a Terra;
  6. Finalmente entre em silêncio profundo enquanto observa a mandala, sem fazer esforço algum.
  7. Quando sentir que está bem agradeça o momento e a Existência pela oportunidade de contactar com a sua luz, transformar sentimentos ou compartilhar amor com outros seres vivos.

Repita essa meditação quantas vezes sentir vontade a qualquer hora e em qualquer condições que estar. Ela serve tanto para momentos de angustia quanto para momentos de amor.

Fonte: www.mundodasmandalas.com

Limpeza e Restauro, com árvores

  1. Num jardim, bosque ou floresta, sente-se no chão, encostado(a) ao tronco de uma árvore. 
  2. Feche os olhos, respire calmamente e imagine que faz parte da árvore: abaixo, as suas raízes absorvem a seiva da Terra; acima, os seus ramos estão dentro de um tubo de luz platinada. 
  3. Respire profundamente. Deixe que o corpo se relaxe para que o trabalho de restauro vibracional seja feito com a maior intensidade possível. 
  4. Na zona das costas, que está em contacto com a árvore (chakra cardíaco), visualize uma transfusão de energia verde, da árvore para si. Imagine que se funde com a árvore. 
  5. Quando sentir que a operação terminou, agradeça a ajuda que recebeu, sabendo que as árvores sabem ouvir e compreender os seres humanos. 
  6. Depois de abrir os olhos, fique a observar a natureza. Tente ver como se estivesse a ver pela primeira vez.

Transmutar Sombra em Luz

       
Nesta meditação, vamos trabalhar a escuridão, centrado na luz.
  1. Respire, busque um lugar tranquilo para meditar, sente-se numa cadeira, ou almofada, mantendo a coluna recta. 
  2. Traga para o seu coração os sentimentos de amor e ternura. Lembre-se de situações onde o seu peito se encheu de sentimentos bons, respire e permita que esta energia possa aflorar. 
  3. O ser humano é invadido constantemente por sentimentos densos, o lado sombra é muito evidente neste planeta, isto amplia a sombra do inconsciente colectivo deste planeta. Respire, respire e saiba que a sombra nada mais é do que os sentimentos densos que lhe inquietam como medo, culpa, dor, ansiedade e angústia.
  4. Respire e expanda os sentimentos bons e leves que está a sentir para cada célula do seu corpo. Quando se está na luz, pode ver-se com maior clareza a escuridão.  
  5. Respire e mergulhe no seu coração, perceba que ele tem uma parte iluminada, cheia de muito amor e uma parte de escuridão. Sob esta parte, há sempre uma criança sem amor, carente, cheia de privações. Respire e olhe para esta parte de forma amorosa. Imagine-se com ela no seu colo, perceba os seus medos e os sentimentos densos que crescem dentro dela, tentando descobrir onde estes sentimentos estão alojados no corpo dela.
  6. Respire profundamente e imagine que com a sua mão tira estas energias, como uma mãe ou um pai amoroso que protege e cuida. Respire e diga à sua criança que está tudo bem, que vai protegê-la. 
  7. Respire e visualize acima de si uma estrela de três pontas, respire e abra o seu coração, confie, confie e entregue ao seu Mestre a criança que está no seu colo. Permita que a sua criança assustada possa receber a energia da unidade, do amor.
  8. Respire e uma energia dourada que vem do seu Mestre, que o envolve completamente e deixa a sua criança cheia de luz. As suas feridas estão todas preenchidas de luz, curadas. Os seus sentimentos de insegurança e medo dão lugar a sentimentos suaves e ternos.
  9. Respire e recolha a sua criança no seu coração. Agradeça ao seu Mestre, respire novamente profundamente e espalhe esta luz dourada em todo o seu campo. 
  10. Devagar, abra os olhos.