Meditação

Voltar-se para o centro e desligue-se do mundo exterior, voltando a atenção para dentro de si mesmo.

Silencie a mente

A meditação é, em essência, um treino sistemático da atenção, concentração, escuta ou fluidez.

A técnica mais eficaz para si

Há vários tipos de meditação. É uma questão de se escolher o que melhor se adequa à nossa pessoa.

Ouvir o Divino

Enquanto, nas nossas orações, procuramos falar com o Divino, na meditação deve procurar colocar-se num estado de recepção e ouvi-Lo.

Prática para todos os dias

Quem meditar corretamente atinge um perfeito autoconhecimento, que se revela em autorrealização.

Meditação para a Purificação da Terra



  1. Visualize o globo terrestre mergulhado no Fogo Violeta purificador, cujas labaredas quase o encobrem.
  2. O planeta também é transpassado pelas chamas que dissolvem e consomem todas as impurezas e germes originados pelos vícios, ódios e transgressões com que foi impregnado ao longo das idades. O Fogo Violeta transmuta, agora, a densa camada de energia contaminada pelos homens e os seres do astral e que paira em torno da Terra.
  3. Continue a contemplar - com gratidão - esse processo divino de purificação de nosso amado planeta e de toda vida sobre ele.
  4. Gradualmente, a Chama Rosa do Puro Amor Divino passa a substituir o Fogo Violeta.
  5. Envolve todo o globo preenchendo os espaços que foram saneados com amor, paz, união e cura.
  6. Finalmente, surge no Céu uma estrela dourada a irradiar sobre a humanidade a iluminação, a sabedoria e o amor.
  7. A Terra é conduzida até uma Luz Divina e ocupa o seu lugar entre os irmãos planetários.

Equilíbrio: alegria e sofrimento


Alegria e sofrimento são dois pólos opostos entre os quais se desenrola a vida humana.
Enquanto o homem não reconhecer que deve aceitar a dor e subjugá-la, estes dois pólos não deixarão de existir.

Para alcançar este objectivo, faça, diariamente, a seguinte meditação:

1. Pense em alguns problemas ou sofrimentos que o alfija.
2. Coloque-se à sua frente e observe-se de modo impessoal.
3. Não deixe que o seu sentimento participe desse exercício, para não ser influenciados por ele.
4. Agora, veja um forte jato do Fogo Violeta a sair e jorrar do seu coração, sobre esses problemas.
5. Observe como todas as suas preocupações são dissolvidas e consumidas pelo Fogo Violeta.
6. No local da experiência surge uma substância clara e pura com o formato de um sol. Todo mal foi transmutado.
7. Afirme: “EU SOU a Força Divina da Iluminação e Sabedoria que me indica o próximo degrau do meu Caminho à Luz”

Se essas palavras forem acompanhadas de suficiente concentração, um dia receberá uma pequena orientação que lhe permitirá reconhecer o próximo passo.

Com um exercício persistente, ser-lhe-á possível dominar, com antecedência, qualquer situação e saber aquilo que deve ser feito.

Meditação Paz e Confiança


Meditação trazida pelo Mestre El Morya

1. Visualize-se dentro de uma nave espacial, partindo da Terra.

2. O planeta, abaixo de si, torna-se cada vez menor a ponto de desaparecer completamente, enquanto que outros planetas e astros sobressaem.

3. Veja, ao longe, uma aglomeração de estrelas, névoas espiraladas, luz cintilante, pulsante, dentro do TODO infinito... Não existem espaços vazios! Há apenas energia sideral, elétrons ou Alento Divino que supre toda a Vida, por todo o lado.

4. Eleve-se e procure sentir-se protegido dentro de um Mar de Luz Divinal, sabendo que nenhuma influência externa poderá separar-vos desta Luz. Sempre que as condições de vida sobre a Terra lhe parecerem difíceis, sinta uma sensação calmante ao pensar na Luz e deixe fluir a confiança para a sua vida e dia.

Meditação Luz Protectora


1. Feche os olhos e respire fundo enquanto vai relaxando;

2. Visualize uma luz branca brilhante (mais do que o sol) a descer do alto da sua cabeça e a alastrar à sua volta lentamente, envolvendo-o numa enorme bolha de luz intensa e radiante;

3. À medida que vai respirando, a bolha vai-se alastrando em todas as direções, estendendo-se raios para fora do seu corpo, protegendo-a do medo e do negativismo;

4. Convide, mentalmente, os espíritos de luz e anjos a participarem no seu dia, autorizando-os a guiá-lo e a protegê-lo quando necessário;

5. Dizer uma oração de protecção:

São Miguel à frente
São Miguel atrás
São Miguel à direita
São Miguel à esquerda
São Miguel em cima
São Miguel em baixo
São Miguel, São Miguel, São Miguel
Onde quer que eu vá.
Eu sou o seu amor que me protege aqui,
Eu sou o seu amor que me protege aqui,
Eu sou o seu amor que me protege aqui.

6. Ver a luz a encher todo o seu ser de energia pura, positiva e afectuosa.

Meditação de Reiki com Cristal


Os cristais são ótimos condutores e amplificadores de energia, principalmente os cristais de rocha naturais (não polidos), mas é necessário que os mantenhamos limpos...

Com o seu cristal limpo e energizado (ver artigo em www.celestialcocoon.com), poderá utiliza-lo como acréscimo a qualquer uma das suas práticas de Reiki.


Meditação

1) Sente-se confortavelmente
2) Segure no seu cristal entre as mãos, em posição de oração, à altura do seu coração (se a qualquer momento se cansar, poderá repousar, lentamente, as suas mãos sobre as coxas, o importante é começar à altura do coração e não causar qualquer desconforto)
3) Por aproximadamente um minuto preste atenção à sua respiração... inspire profundamente, retenha por alguns instantes e lentamente exale.
4) Focalize cada etapa da sua respiração, inspira, exala, retém, exala...
5) Faça respirações abdominais (ao inspirar expanda o abdômen, ao exalar contrai)
6) Ative a energia através dos Símbolos e mantras ou simplesmente solicitando a sua conexão com a energia cósmica proteção e orientação divina
7) Mentalmente, focalize a energia impregnando o cristal e a conexão dos seus centros, frontal, cardíaco e mãos com o cristal...
8) Visualize o fluxo de energia expandindo-se e raios de energia dourada espalhando-se por todo o ambiente...
9) Manifeste a intenção de compartilhar essa energia com todos os que necessitam, ou com todos que a solicitaram, visualize e sinta essa energia espalhando-se pela sua cidade, país, planeta e espalhando-se pelo cosmos, dirigindo-se a todos os reinos e dimensões, proporcionando as transformações necessárias a cada um, conforme o seu merecimento e necessidade, sem interferir nas lições necessárias à sua evolução...
10) Permaneça a enviar energia por aproximadamente 10min.
11) Agradeça a oportunidade de participar do serviço.
12) Retorne lentamente com a certeza da missão cumprida.

Meditação para ativar a Sushumna


A Sushumna é um dos mais importante dos canais de energia. Situa-se no eixo da coluna vertebral (cerebro-espinhal) e flui da extremidade inferior da mesma até chegar a extremidade da cabeça, entre o chakra da garganta e o do coração.

Esta meditação irá ativar a Sushumna e trará sensações de grande sutileza e intuição. Isto fará com que saiba que está a entrar numa percepção da esfera além do físico.

Postura: Sente-se na Postura Fácil com a coluna ereta e aplique um suave Jalandhara Bandha.



Com os cotovelos relaxados ao lado do corpo, eleve as mãos de modo que elas se encontrem em frente ao peito, na altura do coração. Com as palmas voltadas para fora, enganche os polegares e dobre os outros dedos em punhos. Puxe ligeiramente para fora com os polegares entrelaçados. Se não se concentrar corretamente os polegares tenderão a cair.

Mantra: Entoe WAA HE GUROO seis vezes de forma monótona. As primeiras duas repetições são num tom baixo, “masculino”, projetado a partir do diafragma, e as seguintes quatro são em um tom mais alto, “feminino”, através do nariz.

Em cada repetição do mantra concentre-se num Chakra, começando com o primeiro e indo até o sexto, em cada ciclo.

A concentração no primeiro e segundo Chakras acontece com o tom baixo, a concentração nos seguintes Terceiro, Quarto, Quinto e Sexto Chakras acontece com o mantra cantado no tom mais alto, que vibra do nariz.

Assente os pés na Terra



1. Encontre um local confortável e respirar lentamente: inspire pelo nariz e expire pela boca;

2. Silencie a mente, e concentre-se no presente;

3. No olho da mente, imagine uma ampulheta (ou imagine que o seu corpo é uma ampulheta gigante) e que a parte superior do seu corpo é um funil aberto, capaz de deixar entrar a sua intuição e qualquer energia divina. Na parte central, tem uma peça de metal forte que suporta e divide a ampulheta, e na parte inferior do corpo, imagine-se como uma “saia” comprida que se arrasta à sua volta, prendendo-o à Terra;

4. Visualize uma árvore e inspire através dos ramos;

5. Imagine o Sol quente a apoderar-se de si, inspire pelo tronco e expire com toda a força pelas raízes, em direção ao centro da Terra;

6. Inspire através das raízes, a partir da terra e envie a respiração para cima, pelo tronco e pelos ramos;

7. Volte a fazer este ciclo de inspiração e expiração 3 vezes;

8. Sinta-se bem preso à terra e centrado no seu corpo, sinta que a coluna é um canal por onde a energia corre e que está calmo(a) e recetivo(a) à clareza intuitiva.

Meditação em Estudantes


Em que pode ajudar a meditação para quem está a estudar? Vamos ver!

• Desenvolvimento da inteligência – Aumento do quociente de inteligência entre estudantes universitários. Estudantes universitários que praticam regularmente o Programa de Meditação aumentaram a inteligência e a capacidade de tomar decisões rápidas, em comparação com os estudantes do grupo de controle. Esta descoberta corrobora outros estudos que assinalam aumentos no quociente de inteligência e reações mais rápidas de escolha através da prática da Meditação.

• Maior Inteligência e melhor saúde mental e física entre os estudantes que se preparam para os seus estudos universitários. Entre estudantes cambojanos que fizeram um ano de estudos preparatórios antes de começar os seus programas universitários, um grupo aprendeu a prática da Meditação, enquanto que outros não aprenderam. Os estudantes que aprenderam o Programa de Meditação mostraram um aumento em inteligência no período de três meses em contraste com os estudantes do grupo de controle. Aqueles que aprenderam a meditar também registaram melhor saúde física, menos depressão, menos ansiedade e, um aumento da auto estima, em contraste com dois grupos de controle de estudantes.

• Maior sucesso acadêmico, melhor capacidade cognitiva, criatividade e auto estima nos estudantes universitários e do ensino secundário. Uma investigação longitudinal da Meditação a nível universitário e secundário demonstrou um aumento no desenvolvimento da capacidade intelectual, da criatividade, da independência de campo (capacidade de manter uma compreensão ampla e uma focalização direta ao mesmo tempo), no sucesso acadêmico, auto estima, maior desenvolvimento pessoal em níveis singularmente elevados e, aumento na atualização pessoal.

• Menor abuso de substâncias químicas. Numerosos estudos realizados com estudantes universitários, estudantes de escola secundária e adultos demonstraram uma redução no abuso de substâncias e no comportamento anti-social, através da Meditação. Uma edição especial do Alcoholism Treatment Quarterly foi dedicada inteiramente aos efeitos da Técnica de Meditação Transcendental para reduzir o abuso de substâncias. Os resultados da investigação mostram uma redução no uso de toda a espécie de drogas ilegais, bem assim como o álcool, cigarros e drogas prescritas.

Como silenciar a mente


Exercício 1


  • Imagine 2 botões de volume de um rádio em cima da sua cabeça: o da mente e o da intuição.
  • Diminua o volume do botão que está sempre a transmitir permanentemente a conversa da mente: listas de tarefas diárias, recordar horários, conversas,... baixe completamente o volume desse botão.
  • Visualize-se a aumentar o volume da intuição, no outro botão, subindo a sua voz interior, ascendendo a sua energia.

Exercício 2

  • Quando está a meditar e a tentar silenciar a sua mente, sempre que lhe vierem pensamentos comuns gerados pela sua mente, imagine-se a arrancá-los da sua cabeça e a atirá-los para fora, como se fosse um chapéu.

Meditação de Limpeza Kármica através da Chama Violeta

Toda pessoa que emprega 4x ao dia 15 minutos de visualização sobre a sua vida pessoal, familiar, sobre a vida financeira, moradia, local de trabalho, negócios, actividades e até mesmo para todo planeta, consegue encontrar a paz, o equilíbrio e uma vida com maior fluir.

Somos responsáveis por tudo o que está na nossa vida. O uso das invocações da Chama Violeta e a visualização da Chama Violeta irá transmutar todos os padrões negativos, seja qual for a natureza. Visualize-se sempre dentro de um tubo violeta de luz e faça a seguinte meditação:

Meditação num instante

Meditação Activa: relaxe o corpo e dance!


Já conhece diversos tipos de meditação. Agora, imagine misturar esta técnica com uma mais activa! Criada pelo indiano Osho, esta é uma óptima aliada no controlo de doenças, alivio do stress e, principalmente, relaxamento da mente.

Vamos aprender como funciona a técnica que mistura Meditação e Dança!

Primeira etapa - duração de 40 minutos

Para entrar no clima, coloque uma música que te traga muita tranquilidade e feche os olhos. Comece a soltar o seu corpo e vá entrando no ritmo aos poucos. O segredo é dançar sem nenhuma timidez, como se ninguém estivesse a olhar. Nada de controlar os seus passos. Deixe os movimentos fluírem.

Segunda etapa - duração de 20 minutos

Quando completar a primeira etapa, desligue o som e vá sentindo os seus músculos relaxarem. Aos poucos, ainda com os olhos fechados, sente-se no chão e, em seguida, deite-se. Permaneça numa posição confortável por 20 minutos.

Terceira etapa - duração de 5 minutos

Levante-se aos poucos, sem forçar nenhuma parte dos seus músculos e ligue novamente a música, contudo, num volume bem baixo. O segredo, agora, é só restabelecer as partes do seu corpo. Volte a dançar, sem pressa, dando movimento ao corpo.

Depois, é só sentir os efeitos da sua meditação.

Meditação para a Manhã, de Louise Hay


Se for possível, faça esta meditação antes de se levantar da cama. Se não puder, faça-a o mais cedo possível na parte da manhã.

1.    Procure a posição mais confortável para o seu corpo. Se sentir que alguns pontos do corpo estão tensos, por causa de alguma preocupação ou de um sonho, respire dirigindo o ar para esses lugares e mande embora a tensão.

2.    Sinta como é confortável para o seu corpo estar nessa cama. Sinta o aconchego e a paz, e saiba que o dia de hoje é um novo dia, diferente de todos os outros dias da sua vida.

Eu sei que deve ter planos para hoje, que já existem coisas programadas. Mas não sabe tudo o que vai acontecer. Quando acordamos de manhã, nunca sabemos como o dia vai terminar. Ótimas surpresas e acontecimentos maravilhosos podem estar à nossa espera.

Todos os nossos pensamentos criam o nosso futuro, cada pensamento seu está a criar o seu futuro. Não importa quais foram os pensamentos com que acordou em todas as manhãs antes dessa manhã de hoje. O que importa são os pensamentos que pode escolher agora, neste exato momento.

Vamos dissolver a tristeza e o ciúme. Mande embora todos esses sentimentos. Não são esses os pensamentos que nós vamos usar para criar este novo dia. Este é um novo dia e um novo começo.

3.    Sinta o ar a entrar e a sair do seu corpo. É um verdadeiro milagre a forma como o seu corpo respira. O ar entra nos seus pulmões e depois vai para o coração, onde se mistura com o sangue. E este sangue leva o oxigênio para todo o seu corpo, através das veias e artérias. O sangue leva o oxigênio até os menores vasos do seu corpo, banhando e alimentando cada célula. Existe dentro do seu corpo uma inteligência que toma conta de tudo para si. Ela faz o seu corpo respirar, faz o seu coração bater, digere a sua comida. Essa inteligência faz-lo(a) ser capaz de ver, de andar, de segurar as coisas.

Raramente nós paramos para tomar consciência e agradecer os milagres que acontecem cada dia na nossa vida. Raramente agradecemos pelo milagre que é o nosso corpo. Quase sempre nós só pensamos no que não temos. O nosso futuro fica abençoado quando agradecemos o que temos agora.

4.    Vamos começar a concentrarmo-nos na cama em que passamos a noite. Pense em como essa cama nos aconchegou e manteve nosso corpo confortável para que pudéssemos dormir bem e sonhar, recuperando os nossos corpos e nossas mentes. Vamos agradecer à nossa cama.

5.    Agora, abençoe os móveis e objetos da sua casa, que dão apoio ao seu corpo e preenchem suas necessidades.

6.    Vamos pensar agora no milagre da energia elétrica na sua casa. Que maravilha é ter energia elétrica. Pense em todas as coisas que funcionam com energia elétrica. Lembre-se de que todos os aparelhos domésticos são extensões de nós mesmos. Agradeça mentalmente ao seu frigorífico por manter os alimentos frescos. Agradeça ao fogão que ajuda a preparar a comida. Pense nos outros aparelhos da sua cozinha que pode abençoar com amor. Faça isso já.

7.    Abençoe a água fria e a água quente que saem tão facilmente das torneiras e do chuveiro. Lembre-se de como é importante ter essa possibilidade maravilhosa de lavar o seu corpo sempre que deseja. Tudo isso são milagres. Abençoe o aparelho de som que traz a música e a televisão que distrai.

8.    Vamos agradecer ao ar que respiramos, que é tão precioso e que nos parece tão natural. Quando expiramos, nunca pensamos de onde virá o ar para a nossa próxima inspiração. Mas esse poder extraordinário que nos criou nos deu ar suficiente para respirarmos enquanto vivermos.

9.    Vamos agradecer ao sol e à chuva. Sem a chuva, a vegetação morreria e a Terra seria estéril, sem beleza ou alimento. Vamos agradecer pelo vento que limpa o céu. Pela beleza do luar. Abençoe as plantas que nos alimentam.

10.    Quando comer, abençoe o alimento com amor e agradeça por ele estar a dar a vida para a nutrir.

11.    Agora, pense nas roupas que usa. Pense na imensa variedade de cores e tecidos que existem para enfeitar e proteger o seu corpo. Se faz calor, escolhemos tecidos frescos e leves. Se faz frio, escolhemos roupas quentes e aconchegantes.

12.    Pense no milagre que é andar. Que maravilha é poder levantar-se e chegar a outro lugar a andar. Vamos agradecer a nossos pés por nos levarem para tantas partes do mundo.

13.    Pense agora em todos os meios de transporte que temos à nossa escolha e agradeça por os ter. Abençoe o seu carro com amor e tome consciência do milagre que é entrar nessa máquina tão confortável que nos leva para onde quisermos. A próxima vez que o seu avião atrasar, procure não se irritar. Em vez disso, pense em como é incrível poder entrar nesse aparelho que voa tão alto e nos leva rapidamente para lugares muito distantes.

14.    Tente pensar agora em todas as pessoas com quem se relaciona. Abençoe essas pessoas com amor e sinta gratidão por elas existirem. Elas podem ensinar-lhe muito.

15.    Deixe agora a sua mente percorrer os momentos da sua vida, com tranquilidade e amor. O passado. O presente. Agradecendo pelos lugares e pelas pessoas que estiveram ou estão na sua vida. E tão bom sentir gratidão. Ela prepara e abre o caminho para que o que é bom entre cada vez mais na nossa vida. Existe uma presença, um poder dentro de nós que nos orienta e nos guia, tornando nosso caminho fácil e suave.
Precisamos tomar consciência desse poder e deixar que ele trabalhe para nós.

Quase sempre, quando acordamos de manhã, pulamos da cama e começamos a querer abrir nosso caminho, mantendo o controle sobre tudo. Mas não é assim que esse poder trabalha.
Manter o controle sobre a vida seria igual a tentar controlar as batidas do coração, a respiração, a digestão dos alimentos, enfim, controlar as funções incontroláveis do nosso organismo.

A melhor coisa que podemos fazer por nossa vida é ter pensamentos positivos e amorosos, perdoar os outros, ter carinho por nós mesmos e deixar agir a inteligência do universo criando tudo aquilo que possa servir para o nosso maior bem-estar e completa alegria. Dessa forma, tudo acontece suavemente. O poder que nos criou deu-nos o poder de criar as nossas vidas, o poder de escolher nossos pensamentos. Essas escolhas constróem nosso futuro.

Se escolhemos a raiva, a agressão e o ressentimento, vamos criar apenas mais raiva, agressão e ressentimento.
Se queremos amor, precisamos ter pensamentos amorosos.
Se queremos alegria, precisamos pensar em alegria.
Se queremos sentir paz e calma, precisamos ter pensamentos pacíficos.
Se queremos prosperidade, precisamos abrir a nossa mente para ela.

Repita mentalmente:

Eu sou um canal aberto para que o poder divino e a criatividade do universo fluam e se expressem através de mim.

Tudo o que eu preciso saber me é revelado e tudo de que eu preciso chega até mim.
Eu tenho uma protecção divina. Deus guia e torna o meu caminho fácil e suave.

Eu desprendo-me de todo sentimento de raiva, ressentimento e censura.
Eu quero sinceramente perdoar todos os que necessitam de perdão.
Eu quero perdoar-me e aceitar-me como sou.
Eu preparo-me para esse dia com amor, paz e alegria, esperando que ele traga felicidade em todos os sectores da minha vida.


Mande amor para todos os lugares onde você pretende ir hoje: se for fazer compras, mande agora amor para o mercado ou para a loja onde vai, para as mercadorias que estão lá, para todas as pessoas, os clientes, os funcionários, os donos. Saiba que assim será capaz de fazer as melhores compras, aquelas que lhe trarão mais benefícios.

Faça o mesmo se for mandar consertar alguma coisa, ou se for consultar um advogado, um médico, um dentista. Se for trabalhar hoje de manhã, faça a mesma coisa.

Mande amor para o seu local de trabalho, para o prédio, para as pessoas com quem trabalha, para os móveis e equipamentos, para tudo o que usa.

Diga que este é um dia cheio de amor, criatividade, saúde, harmonia e prosperidade para si.
Diga que é um dia cheio de alegria, que acolhe as mudanças e as aventuras que virão, as novas experiências e as novas pessoas que vai conhecer.
Se algumas pessoas que vai encontrar hoje lhe causam irritação, abençoe-as agora com amor.
Abençoe-as com amor e o amor que mandar para elas voltará para si multiplicado e vai-lhe fazer um enorme bem. Tudo o que damos volta para nós.

Durante todo esse dia, repita muitas e muitas vezes:
Eu gosto de mim, eu gosto de mim.
Eu mereço receber amor.
Eu quero mudar, eu quero aprender uma nova maneira de experimentar e expressar a vida.
Eu quero aceitar-me exactamente como eu sou.
Eu gosto de mim, eu gosto de mim.


Deixe este dia ser cheio de amor para si.
Deixe este dia ser cheio de paz, cheio de calma.
Deixe este dia trazer novas descobertas, novas compreensões.
Deixe este dia trazer prosperidade.
Deixe que este dia seja inundado de alegria.
Este é o seu dia.
Este vai ser um bom dia.
Este é um novo dia.
Este é um dos melhores dias que já viveu.
E um novo começo.

Agora, respire algumas vezes tranquilamente, profundamente. Sinta a energia a encher o seu corpo. Abra os olhos. Espreguice. Levante-se.

Para o áudio, clique aqui.

Meditação Encontre o seu Guia de Reiki


1.    Imagina-se a dar um passeio em plena natureza. O Sol aquece o seu corpo e ilumina-o com um dourado intenso, assim como o caminho que percorre;

2.    Perto de si, ouve alguns pássaros a cantar e longe ouve água a correr;

3.    À medida que avança inspira os diferentes perfumes da Natureza;

4.    Vê agora, à sua frente, um arco coberto de heras entrelaçadas, heras com vários tons de verde e algumas nuances de dourado. É uma passagem. Atravesse a arco. Do outro lado, encontra-se à sua espera um Ser de Luz que lhe sorri carinhosamente, estendendo-lhe a mão e dando-lhe as boas-vindas. Este é o seu Guia de Reiki;

5.    Deixe-se conduzir, sentindo-se em segurança, até uma pequena gruta de cristal. À sua frente, a parede da gruta é lisa e transparente, como um ecrã. Começa a ver nela todas as situações da sua vida não resolvidas: conflitos, situações que criaram ressentimentos, vivencias dolorosas… surgem agora também, projectadas no ecrã, as figuras das pessoas com quem se cruzou ao longo da vida e com que se sentiu desconfortável, indiferente ou por quem sentiu antipatia, raiva, desprezo ou ainda qualquer outro sentimento negativo. Todas elas olham para si como se esperassem algo. Instintivamente, sabe o que esperam de si. Sabe que aguardam que lhes transmita a imensa reserva de amor que há dentro de si;

6.    Por cima da sua cabeça, os cristais que revestem o tecto da gruta emitem raios de luz branca. Sente-os penetrarem em si pelo alto da cabeça e deterem-se no seu Chakra do Coração. Deixe-os fluir daí até essas pessoas e situações, estendendo as mãos ao mesmo tempo e fazendo fluir delas em direcção às situações e pessoas, o fluxo curativo de Reiki;

7.    Sinta como o seu corpo relaxa e comece a sentir-se invadir por sentimentos de harmonia, paz e alegria.

8.    É altura de abandonar a gruta. À saída deixe-se novamente conduzir por este maravilhoso Ser de Luz, o seu Guia de Reiki, que lhe mostra um sorriso afectuoso e uma serenidade nova;

9.    Percebe que caminham em direcção a uma cascata, pois ouve o barulho das águas a caírem. Aprecia este som harmonioso das águas a cantarem;

10.    Aproximam-se mais e, agora, surge à sua frente a cascata, cuja visão o encanta. A água cristalina vem descansar num pequeno lago ornado com pedras polidas e conjuntos de vegetação e flores;

11.    Consegue ver o fundo desse lago coberto de areia fina e dourada, com seixos de cristal que reflectem a Luz do Sol;

12.    Agora, acompanhado pelo seu Guia, entre no pequeno lado, sentindo a frescura e a pureza dessa água e sob os seus pés a macieza da areia e a energia irradiada dos cristais penetram profundamente nos chakras dos seus pés, subindo pelas suas pernas e espalhando-se por todo o seu corpo, energizando e purificando todas as suas células. Observe a cascata magnífica e sinta os seus chakras e a sua aura a serem purificados e energizados;

13.    Primeiro, o chakra da coroa… depois o terceiro olho… da garganta, do coração, do plexo solar, do umbigo e, finalmente, o chakra raiz. Sinta-os brilhantes e fortes… saudáveis;

14.    Sinta agora, as mãos do seu Guia de Reiki sobre a sua cabeça, selando assim a sua iniciação ao Reiki;

15.    Agradeça e despeça-se do seu guia, consciente de que, sempre que precisar ou desejar, poderá voltar a encontrar-se com ele nesse local de paz e cura;

16.    Lentamente, retorne ao seu corpo físico e a esta sala, e quando estiver pronto, abra os olhos e espreguice-se, conservando consigo esta sensação maravilhosa de amor e harmonia.

Meditação do Sorriso Interior


Um sorriso verdadeiro transmite energia amorosa e tem o poder de curar e reconfortar. Aprendendo a sorrir interiormente aos seus órgãos, pode fazer que todo o seu corpo se sinta amado e apreciado. Esta é uma forma muito poderosa de contra-atacar o stress e a tensão.

Nesta meditação, irá sentir a energia a fluir ao longo do seu corpo inteiro, com grande força.

Aqui ficam as instruções para a meditação do sorriso interior!

1 Sente-se com as mãos apertadas e com os olhos fechados.

2 Comece o Sorriso Interior imaginando que na sua frente está um rostro radiante e sorridente.

3 Imagine uma energia em espiral vindo até o meio das suas sobrancelhas.

4 Levante ligeiramente os cantinhos da sua boca.

5 Sinta uma brisa nos seus olhos para atrair e absorver a energia morna. Inale a energia entre as suas sobrancelhas e transforme-a numa espiral.

6 Sorria à sua glândula timo e ao seu coração. Sinta o coração a abrir-se com amor, alegria e felicidade.

7 Agora sorria aos seus órgãos: pulmões, fígado, pâncreas, rins e órgãos sexuais e reprodutores. Agradeça-lhes pelo seu trabalho.

8 Volte a sua atenção para os seus olhos. Crie um sorriso grande e atraia mais energia espiral.

9 Sorria ao seu tracto intestinal: esôfago, estômago, ambos intestinos, vesícula biliar e uretra.

10 Novamente, volte a sua atenção para os seus olhos e crie um sorriso grande e atraia mais energia espiral.

11 Sorria ao seu cérebro, hipotálamo e glândulas pineais. Sorria à sua coluna vertebral.

12 Volte a sua atenção para os seus olhos.

13 Sorria para todo o seu corpo.

14 Colete a energia no centro do seu umbigo. Começando pelo umbigo, os homens devem expirar a energia no sentido dos ponteiros do relógio, dando 36 voltas. Quando tiverem a completar as voltas, inspire mais 24 voltas no sentido contrário ao do relógio. finalize coletando a energia no umbigo.

As mulheres devem fazer o mesmo, mas devem expirar a energia no sentido contrário aos ponteiros do relógio e inspirá-la no sentido horário.

Meditação Gashoo


Gassho é uma palavra japonesa que significa "duas mãos que se juntam". Esta posição é normalmente conhecida no Ocidente como posição de oração. Nas práticas do Reiki, consiste em colocar as mãos com as palmas unidas, junto ao chakra do coração, com os dedos polegares a tocarem o centro do peito, duma forma relaxada. Os olhos são fechados.

Esta meditação é um tipo de concentração quer consiste em esvaziar-se para receber a condição primeira.
Antes de começar um tratamento, o praticante concentra a atenção no ponto onde ambos os dedos médios se tocam para ajudar a esquecer o mundo que o rodeia e servir de «fio condutor» da Luz da Energia Vital Universal.

Deixa o Ego dormir, para o Reiki fluir

Os Princípios do Reiki são ditos mentalmente e fazem-se ecoar por todo o corpo!

Na meditação gassho podemos ouvir tudo o que se passa à nossa volta, todos os ruídos; tudo faz parte da meditação, incluindo os nossos próprios pensamentos; não os rejeitando ou julgando mas aceitando-os e observando-os como parte do processo da meditação. Se por acaso, em algum instante, nos distraímos da meditação, voltamos à focalização do contacto dos dedos médios, da mesma forma como começámos, não com um sentimento de obrigação mas de extrema gratidão. A gassho leva-nos à união com o Todo.

Quando se termina a meditação gassho, fica-se naquilo que se designa por estado natural.

O Dr. Mikao Usui pedia aos seus alunos que fizessem esta meditação durante cerca de 25 minutos de manhã e à noite.

Meditar é como entrar no coração. E quando entramos no coração, o amor surge!

Meditação para a noite, de Louise Hay


O dia acabou. As experiências foram vividas e pertencem ao passado. Agora é o momento de deixá-las, de desapegar-se.

Deixe o seu local de trabalho para trás. O dia pode ter sido óptimo ou péssimo, mas acabou. Deixe-o ir embora. Desapegue-se dele.

Com tranquilidade e amor, volte a sua atenção para este momento, para este lugar no tempo e no espaço. Este é o único momento que existe agora para si.

Este é um tempo para relaxar, para usufruir do desprendimento e preparar-se para dormir. Levamos para o sono a última coisa que fazemos ou pensamos à noite. Por isso é importante que nosso último pensamento seja positivo e saudável.

Eu sugiro que não ouça o noticiário antes de dormir. E, por favor, não leia os jornais nesse momento. Não leve os desastres do mundo para o seu sono, pois é durante o sono que nos recuperamos. Os nossos corpos renovam-se quando dormimos. As nossas mentes entram num estado de sonho onde os problemas do dia começam a resolver-se. E assim preparamo-nos para o novo dia.

Então, deixe o seu corpo relaxar. Procure a posição mais confortável. Se adormecer neste processo, não faz mal! Vamos começar:

1.    Respire profundamente e entregue-se.
2.    Relaxe o seu couro cabeludo e a sua testa.
3.    Feche os olhos suavemente. É tão bom fechar os olhos.
4.    Relaxe os músculos do seu rosto, dos seus olhos, das suas bochechas, dos seus lábios.
5.    Solte o maxilar, relaxe a base da sua língua.
6.    Solte e abra a garganta e relaxe a sua nuca.
7.    Solte os ombros.
8.    A sensação de relaxamento desce pelos seus braços, amaciando os músculos, passa pelos cotovelos, vai até as mãos, as juntas, os dedos, chega à ponta dos dedos. Sinta as pontas dos dedos formigando. E o seu corpo relaxa cada vez mais.
9.    Deixe as suas costas relaxarem. Sinta como os músculos vão ficando pesados. Visualize a sua coluna vertebral perfeitamente alinhada.
10.    Respire profundamente e, ao expirar, relaxe o seu peito. As suas costelas estão a flutuar.
11.    Relaxe o seu estômago. Sinta paz e calma na área abdominal.
12.    Deixe os quadris relaxarem e os genitais. Deixe essa sensação de relaxamento fluir para as suas coxas e solte cada músculo.
13.    Relaxe os joelhos e a barriga da perna. E leve o relaxamento pelos calcanhares, para os pés, para os dedos dos pés. O seu corpo fica pesado, mas a flutuar.
14.    E agora a sua pele relaxa.
15.    Vamos então para o interior do seu corpo, deixando todos os órgãos internos relaxarem.
16.    Mande embora suas emoções. Sinta a paz na sua mente e no seu corpo. Quando vamos dormir, deixamos para trás o dia que passou. Renovamos nosso corpo e nossa mente.

Quando entramos no sono, queremos levar connosco pensamentos positivos. Pensamentos que podem criar um novo dia feliz, um novo futuro.

17.    Por isso, se houver em si raiva ou ressentimento, mande-os embora. Se existe ciúme ou medo, mande-os embora. Se ainda houver algum sentimento de culpa insistindo em permanecer no seu espírito, mande-o embora. Mande-o embora.

Nesse momento, qualquer problema, por maior que pense que seja, é só um pensamento, e os pensamentos podem ser mudados. Somos nós que escolhemos os pensamentos. O pensamento produz um sentimento e nós achamos que ele é real.

Veja bem: mesmo quando se odeia, está apenas a odiar um pensamento, uma ideia que tem a seu respeito. E essa ideia, esse pensamento, pode ser mudado. E dessa forma que exercemos nossa liberdade. Temos liberdade para escolher um outro pensamento.

18.    Vamos então fazer isso. Vamos mandar embora a nossa crítica. Vamos mandar embora nosso julgamento tanto dos outros quanto de nós mesmos.

Diga com muita força que quer aceitar-se e acolher-se. Diga com força que quer aceitar os outros como são. Cada pessoa que conhecemos é uma espécie de espelho para nós. Algumas refletem nosso lado alegre e amoroso. Outras reflectem aspectos mais profundos, que queremos mudar. Então, rejeitamos-las, dizendo que estão erradas.

Pense nisso: em geral, as pessoas que mais nos irritam aparecem nas nossas vidas para ensinar o que precisamos saber a nosso respeito.

19.    Nesse estado de relaxamento, traga para a sua mente as pessoas que lhe causam aborrecimento ou perturbação. Escolha uma delas. Pense um pouco: qual é o aspecto dela que mais incomoda? E, agora, olhe para a sua própria vida e honestamente tente descobrir qual é o aspecto ou comportamento seu que é parecido com o dela. Se quer realmente livrar-se desse comportamento, vai surpreender-se ao descobrir que está a resolver o seu relacionamento com essa pessoa.

20.    Agora visualize-se com seis ou sete anos. Olhe no fundo dos olhos dessa criança e veja quanta carência existe neles. Essa criança só espera de si uma coisa: Amor e acolhimento. Então, estenda os braços e abrace essa criança. Diga-lhe como a ama, como ela é maravilhosa, como é bonita, esperta, inteligente, criativa. E diga que ela pode errar, porque é a errar que se consegue aprender. Diga que a amará sempre, e que ela pode contar sempre consigo.
21.    Agora, faça essa criança ficar bem pequenininha, de um tamanho que possa caber dentro do seu coração. Coloque-a no seu coração. Cada vez que olhar para baixo, verá essa criança a olhar para si. E pode dar-lhe muito e muito amor.
22.    Agora, visualize a sua mãe como uma menininha de cinco ou seis anos. Assustada, carente de amor e sem saber onde encontrá-lo. Então, estenda os braços e acolha essa menininha assustada. E ajude-a a sentir-se segura. Diga-lhe o quanto a ama. Diga-lhe que ela pode sempre contar consigo, com o seu apoio. E quando essa menininha assustada se tranquilizar e se sentir segura, faça-a ficar bem pequenininha, de um tamanho que possa caber dentro do seu coração. E coloque-a lá dentro, junto com a sua própria criancinha.
23.    Agora, visualize o seu pai como um menininho de três ou quatro anos. Assustado, a chorar, carente de amor. Veja as lágrimas que correm pelo seu rosto. Ele não sabe para onde ir. Então, mais uma vez, estenda os seus braços e acolha esse menino assustado. Console esse menino, cante para ele. Faça-o sentir o seu amor. Então, quando as lágrimas dele secarem e você sentir que ele está seguro e em paz, faça-o ficar bem pequeno, de um tamanho que possa caber no seu coração. E coloque-o lá dentro, junto com as duas outras crianças.
24.    O seu coração está cheio de amor, e quanto mais amor você reparte, mais amor terá para dar. O amor não é uma coisa que se esgota. É como um músculo: quanto menos o usar, mais ele se atrofia e enfraquece. Quanto mais o usa, mais forte ele fica. E o amor que dá volta multiplicado.

25.    Agora, repita estas palavras de cura:

É fácil para mim mudar.
É fácil para mim mudar.
Eu quero desapegar-me do passado.
Eu quero, com muita alegria, desapegar-me do que há de negativo no meu passado.
Eu livro-me de todas as cargas do passado.
Fico livre de todas essas cargas.
Sinto-me livre e leve.
O meu espírito sente-se livre e leve.
Sinto muita segurança, segurança e poder.
Eu escolho onde usar meu poder.
Eu escolho os meus pensamentos.
Eu escolho a alegria.
Eu escolho o riso.
Eu escolho o entusiasmo.
Eu escolho a auto-estima.
Eu escolho a compreensão.
Eu escolho a compaixão.
Eu escolho a bondade.
Eu escolho a amizade.
Eu escolho o amor.
Eu conheço o meu valor.
Eu mereço viver.
Eu mereço receber amor.
Eu gosto de mim.
Eu escolho a saúde.
Eu escolho a prosperidade.
Eu escolho a plenitude e a satisfação.
Eu escolho o sucesso.
Eu escolho o lado luminoso da vida.
Eu escolho o perdão.
Eu escolho derrubar todas as barreiras que bloqueiam o amor.
Eu escolho deixar o amor fluir por todas as áreas da minha vida.
E em todos os meus relacionamentos.
Eu escolho ver o lado bom e positivo de todas as pessoas.
Eu sou um canal aberto para as ideias divinas.
Tudo o que eu preciso saber já me foi revelado.
E tudo de que eu preciso vem a mim no tempo certo.
Eu sei que está tudo bem no meu mundo.
Sentindo-me tão bem, agora posso deslizar para o sono.
Um sono profundo, repousante.
Um sono profundo que vai-me renovar e curar.
Eu vou acordar de manhã a sentir-me muito bem.
Com muita energia.
Com óptima aparência.
Com disposição para ter um dia excelente.
A minha vida muda sempre para melhor.
E eu alegro-me com isso.


Boa-noite. Bons sonhos. Está em completa segurança e tudo está bem!

Meditação: Técnica para Principiantes


1) Crie na sua mente um espaço só seu, onde se possa refugiar sempre que queira. Tem se ser um local lindo, positivo e calmo para si: uma gruta mágica, um belo jardim, um templo, uma praia, uma montanha, uma floresta ou até mesmo uma bolha de sabão gigante! O que quiser, com os pormenores que quiser!

2) Ponha nele as características que mais lhe agradarem: um lago, um animal, cheiro, uma cascata, sol, neve, peixes,...

3) Feche os olhos e inspire profundamente o ar deste local! Imagine-se num espaço sagrado com os sentidos todos apurados. Passeie nele, toque, saboreie e sinta-o. Faça com que seja real e vivo! Não se esqueça que este é um local totalmente seguro.

Meditação: o segredo para a saúde

 

Os cientistas estudam. Médicos recomendam-no. Milhões de americanos, praticam todos os dias. Porquê? Porque a meditação funciona..."- Revista Time

Muitos de nós vemos a meditação como uma prática espiritual que é reservada para os monges que vivem em mosteiros, mas na realidade, a meditação é uma prática simples e acessível que qualquer um pode apreciar e beneficiar. Quando você descobrir os benefícios de aprender a meditar (que irei colocar aqui ao longo dos dias) ou experimentar uma meditação guiada, descobrirá esta maravilha, não é de admirar que a meditação esteja cada vez mais popular.

A meditação é um método científico para penetrarmos nas camadas mais profundas do nosso ser. A sabedoria das várias tradições contemplativas remonta há muitos milhares de anos. Tem sido transmitida, através dos séculos, tanto no Oriente, como no Ocidente. Todos os seres humanos que, ao longo de vidas difíceis, pararam para procurar a sua verdade interior, meditando, rigorosamente com grande determinação, começaram uma busca fervorosa de uma vida mais feliz e mais preenchida. Meditar é ter poder que nos torna capazes de resistir a tudo.

A meditação constitui o meio mais extraordinário e poderoso para mudarmos a nossa vida para melhor. Ensina-nos a “domesticar” os pensamentos mais descontrolados e a flutuação das nossas emoções, dando lugar a uma maior clareza que permite à sabedoria instintiva e à intuição manifestar-se.

A arte da meditação é o método mais antigo para tranquilizar a mente e relaxar o corpo. A meditação é, em essência, um treino sistemático da atenção, concentração, escuta ou fluidez. Tudo depende de cada um e de como é encarada! Ela tem como objectivo desenvolver a capacidade de concentração e enriquecer nossa percepção. Talvez o principal efeito da meditação seja proporcionar ao seu corpo um repouso profundo, enquanto a sua mente se mantém alerta. Isto faz baixar a pressão sanguínea e diminuir o ritmo do coração, ajudando o corpo a recuperar. O repouso profundo propiciado pela meditação traz benefícios como o de reforçar o sistema imunológico que é a defesa do nosso organismo. Talvez o efeito mais importante da meditação seja a paz interior, um refúgio onde se pode escapar da turbulência do dia-a-dia.

A palavra meditação vem do latim, meditare, que significa voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior e voltar a atenção para dentro de si. Em sânscrito, é chamada dhyana, obtida pelas técnicas de dharana (concentração).

Há registos de práticas regulares que se assemelham à meditação, datadas de há milhares de anos. Nessas épocas, as práticas contemplativas eram utilizadas pelos sábios das várias culturas.

Há cerca de 4000 anos, os egípcios e os gregos tinham templos denominados de serapeum, onde as pessoas praticavam a incubação de sonhos, ou seja, a pessoa dormia no templo sujeitando-se a um ritual de jejum, banhos, unções e oração, na esperança de terem um sonho revelador que fosse, depois, interpretado pelos sacerdotes do templo.



No mundo tribal, vivia-se em grande comunhão com a Natureza. A forma primitiva de religião destas tribos incluía cerimónias e rituais com tambores e danças que conduziam a estados de êxtase e visões, através das quais o mundo dos espíritos se manifestava. Especialistas em estados de transe, os xamãs conseguiam comunicar, tal como na meditação. Também os monges e freiras, na Idade Média, nos mosteiros, dedicavam a sua existência de reclusão, jejum e celibato, à oração e à contemplação solitária, sendo esta uma forma de meditação.

Mas a meditação, na realidade, desenvolveu-se a partir da tradição hinduísta, que combinava o yoga com esta técnica. O físico, o mental e o espiritual eram unidos de forma harmoniosa, tornando-se um todo, integrando na energia cósmica.

Há vários tipos de meditação. É uma questão de se escolher o que melhor se adequa à nossa pessoa.

A meditação é um método científico para penetrarmos nas camadas mais profundas do nosso ser. A sabedoria das várias tradições contemplativas remonta há muitos milhares de anos. Tem sido transmitida, através dos séculos, tanto no Oriente, como no Ocidente. Todos os seres humanos que, ao longo de vidas difíceis, pararam para procurar a sua verdade interior, meditando, rigorosamente com grande determinação, começaram uma busca fervorosa de uma vida mais feliz e mais preenchida. Meditar é ter poder que nos torna capazes de resistir a tudo.

A meditação constitui o meio mais extraordinário e poderoso para mudarmos a nossa vida para melhor. Ensina-nos a “domesticar” os pensamentos mais descontrolados e a flutuação das nossas emoções, dando lugar a uma maior clareza que permite à sabedoria instintiva e à intuição manifestar-se.

Meditar sobre um determinado tema é concentrar-se nele; abstrair-se inteiramente na acção de pensar; impregnar todas as células do corpo - físico, espiritual e mental – do elemento sob o foco da meditação. E contemplar, ver a forma incorpórea de tudo que gerou o objecto da meditação. Enfim, é fundir-se inteiramente na sua essência e ser aquilo que se medita.

A mente é como um filtro que foi se cristalizando através de várias gerações, tendo como endurecimento final o tempo de nosso nascimento, nesta vida, até o momento presente. Esse filtro impede de vermos a realidade tal como ela é. Através dos filtros somente podemos ver aquilo que se passa, isto é, as imagens externas produzidas no veículo mental.

Quando presenciamos uma ocorrência qualquer, imediatamente passamos a analisar e julgar esse acontecimento de acordo com os filtros mentais.

A meditação é a única forma capaz de nos conduzir seguramente ao nosso interior, ao nosso inconsciente. Onde estão guardadas todas as informações referentes aos inúmeros ciclos de vida, a nossa primeira vida, às nossas diversas reencarnações e ainda passando pela história pessoal da nossa infância até este exacto instante. Desta forma,  inconsciente tornar-se consciente, a informação oculta torna-se compreensão e sabedoria.

A arte de meditar gera uma personalidade magnética e forte. Abre as porta para o conhecimento intuitivo e desabrocha os poderes latentes da alma. Ela coloca- nos em contacto com as inteligências atómicas do nosso mundo interior. Atrai à mente os pensamentos puros afins às vibrações superiores e faz-nos compreender o Todo por meio das partes, e os relacionamentos das partes entre si para a criação do Todo.

Padrões antigos de energia dissolvem-se, os centros energéticos equilibram-se, os corpos de energia alimentam-se e o fluxo suave de energia restabelece- se.

A meditação regular cria novos canais para circulação de energias, nova correntes nervosas, regenera os neurónios, infunde novos sentimentos pensamentos e acções. Por fim, a finalidade última da meditação é levar-nos ao êxtase.

As pessoas que começam a meditar pela primeira vez, acabam por descobrir que uma simples rotina de 5 minutos por dia faz uma grande diferença nas suas vidas.

Meditação, na sua expressão mais simples, é estar num estado “vazio”. Devido ao ritmo frenético que gere a nossa vida presentemente, sempre ocupadas e cheias de stress, ao sentarmo-nos e aquietarmo-nos, assim como ao nosso pensamento, que nunca cessa, muitas vezes entusiasmado pelas nossas emoções, a meditação consegue induzir-nos um estado de apaziguamento interior. Assim sendo, a nossa saúde mental e física melhora.

Está comprovado que a meditação comporta muitos benefícios para o indivíduo. A respiração profunda e controlada aumenta a transmissão de oxigénio ao organismo e acalma o sistema nervoso. Este aumento do fluxo respiratório e de sangue oxigenado, faz baixar o débito cardíaco, faz baixar a pressão arterial elevada, quase de forma imediata.

Meditar com regularidade ajuda a acalmar a cabeça do seu constante tagarelar, ajudando a tomar decisões mais eficazes. Controlar a mente e quaisquer reacções compulsivas, permite-nos ter uma perspectiva mais eficaz e clara das situações e faz desaparecer julgamentos impulsivos. A meditação é um instrumento poderoso no que diz respeito a aquietar as mentes egocêntricas e a lembrar-nos que temos de viver uma vida autêntica, mais serena e descontraída.

Ao oferecermos à nossa mente o tempo e o espaço para diminuir a sua hiperactividade, descobrimos que é motivado pelo próprio senso comum e sabedoria interior. Deste modo, aprendemos a agir com base numa realidade pessoal que é mais verdadeira, pois entra no domínio da intuição. Contudo, a intuição não se manifesta quando a mente está embrenhada em análises, críticas, julgamentos e percepções programadas.

As Fases da Mente em Meditação

Associação

O pensamento comum, é o estado natural da nossa mente, é o pensar associativo, um pensamento leva a outro, sem qualquer direcção da sua parte. O pensamento leva-o por si a outro por causa da associação.

Quando vemos um cão a atravessar a rua, por exemplo: no momento em que o vemos, a nossa mente começa a pensar em cães. O cão conduz o pensamento, e a mente faz muitas associações. Quando éramos crianças, se tínhamos medo de um cão em particular, esse cão vem à nossa mente e nossa infância também. Então os cães são esquecidos. E, apenas por associação, começamos a relembrar a infância, depois a infância continua ligada às outras coisas, e começamos a mover- nos em círculos.

Não existe conexão lógica, apenas uma associação na mente. Se eu tivesse atravessado a rua, o mesmo cão não me levaria à infância. Levaria a outra coisa qualquer. Todos temos elos associativos na mente, em qualquer corrente, qualquer acontecimento, qualquer acidente. Então a mente começa a funcionar como um computador. E uma coisa leva à outra, outra leva ainda a outra e por aí fora.

Contemplação

O pensamento torna-se contemplação, quando não acontece naturalmente através da associação, mas é dirigido. Quando estamos a trabalhar um problema em particular e isolamos todas as associações. Tratamos apenas daquele problema, e direccionamos a nossa mente.

A mente tentará novamente escapar, por qualquer outro lado, para alguma associação. E nós cortamos todos os atalhos, deixando apenas em aberto uma via. A mente move-se numa linha única, dirigida. Isso é a contemplação.

Concentração

Concentrar-se é permanecer focado num só ponto. Não é contemplação. Não é pensar, não é contemplar. Na verdade é estar num só ponto, sem permitir que a mente se mova. No pensar, a mente move-se sem parar. Na contemplação é conduzida, dirigida, não pode escapar para lugar nenhum.

Na concentração a mente não tem permissão para se mover, só podendo ficar num único ponto. A energia inteira, o movimento inteiro pára e fixa-se nesse ponto.

Meditação

No pensar comum, a mente tem permissão para se mover para qualquer lugar; na contemplação, apenas para uma direcção, todas as outras são eliminadas; na concentração, não tem permissão para se mover nem mesmo numa única direcção. Pode-se concentrar apenas num ponto. E na meditação, a mente nem é permitida. Meditação é “não mente”.

Esses são os quatro estágios, pensamento comum, contemplação, concentração e meditação. A mente é capaz de compreender a concentração. Mas não pode compreender a meditação.

Meditação para a auto-estima


Esta é uma meditação de visualização que pode ser feita diariamente durante uns 10 minutos, para aumentar a auto-estima e confiança. É expansiva e curadora.

1) Feche os olhos e concentre-se no seu interior. Veja-se de pé, na margem de um lago de energia cor- de-rosa brilhante, rodeado de montanhas cobertas de neve. 


2) Caminhe lentamente para dentro do lago, até à água lhe chegar ao peito. 


3) Dobre os joelhos e flutue na água, deixando que a energia dela penetre. A água mantém-no a flutuar sem esforço. 


4) Imagine uma abertura na coroa da sua cabeça e deixe que a água cor-de-rosa entre por ela, para que percorra todo o seu corpo, saindo pelos pés. 


5) Divirta-se no lago o tempo que quiser. 

6) Regresse à terra, saindo o lago.

Meditação para libertar emoções


Para libertar a raiva, nada melhor do que escrever uma carta a uma pessoa onde descreve e solta toda a sua raiva, ou nada melhor do que gritar e bater numa almofada até chegar à exaustão.

Mas para quem procura a cura através da visualização, deixo aqui um exercício.

Este processo pode ser feito em qualquer altura e pode levar desde 5 minutos a uma hora.

1) Sente-se numa posição confortável e faça algumas respirações profundas para relaxar e para se concentrar.
2) Visualize que está a inspirar luz branca intensa pela coroa da sua cabeça e que esta flui da coroa para o Chakra cardíaco.
3) Sinta a luz a preencher e a expandir o seu coração.
4) Quando expirar, liberte conscientemente qualquer tensão, stress ou dor.
5) Tente sentir intuitivamente qualquer desequilíbrio energético, qualquer irregularidade que possa haver nos seus tecidos e células, depois dirija a luz branca para essa região do corpo.
6) Imagine as suas células e tecidos a serem penetrados por essa luz curadora. Também podem imaginar as células a mudarem de forma e de tamanho.
7) Depois, visualize-as a reorganizarem-se e a reequilibrar-se novamente.
8) Enquanto expira, imagine todas as toxinas, células mortas e tensão a serem expelidas do corpo.
9) Do Chakra cardíaco, dirija a luz através de todo o seu corpo, começando pelo pé esquerdo, subindo para o tornozelo, depois para a barriga da perna, etc.
10) Faça o mesmo na perna direita.
11) Preencha todo o seu corpo com esta luz, imaginando que é um ser de luz, carregado de energia, revitalizado e curado.

Meditação de Ligação à Terra

 
Esta meditação pode ser feita sobre forma de visualização, sendo bastante poderosa se a fizermos encostados a uma árvore, devido a estarmos em contacto com o seu campo energético e à sua energia ser transferida para nós. Caso a façamos em casa, podemos imaginar que estamos encostados a uma árvore.

1) Lentamente, fundimo-nos com a casca dessa árvore e transformamo-nos nela.

2) Imaginamos as nossas raízes que penetram bem fundo na terra, a serem alimentadas.

3) Depois, observamos os nossos ramos estendidos ao Sol e sentimos a solidez do nosso tronco.

4) Tocamos com as nossas mãos no chão à nossa frente e sentimos o calor da terra e a nossa conexão com ela.

Meditação sobre os Chakras

1) Mentalize em volta do seu corpo uma névoa branca com vários pontos de luz prateada brilhante rodeando o seu corpo e a penetrarem nele, trazendo calma,   tranquilidade e paz.

2) Mentalize o seu corpo dentro de um tubo de luz na frequência violeta, limpando e purificando todo o seu corpo físico e bioenergetico. Imagine que todas as energias densas são retiradas.

3) Mentalize no Chacra Básico, localizado na altura dos órgãos genitais, um cone de energia na frequência vermelha que se expande em direcção ao centro da Terra e se contrai de volta para o corpo num movimento cíclico.

4) Mentalize no Chacra Umbilical, localizado na altura do umbigo, um cone de energia na frequência laranja que se expande e se contrai no sentido horizontal para frente, voltando para o Chakra e em seguida expandindo-se para trás e voltando novamente para o Chakra num movimento cíclico.

5) Mentalize no Chakra Esplênico, localizado na altura do baço, um cone de energia na frequência amarela que se expande e se contrai no sentido horizontal para frente, voltando para o Chakra e em seguida expandindo-se para trás e voltando novamente para o Chakra num movimento cíclico.

6) Mentalize no Chakra Cardíaco, localizado na altura do coração, um cone de energia na frequência verde que se expande e se contrai no sentido horizontal para frente, voltando para o Chakra e em seguida expandindo-se para traz e voltando novamente para o chacra num movimento cíclico.

7) Mentalize no Chakra Laringeo localizado na altura da garganta, um cone de energia na frequência azul celeste que se expande e se contrai no sentido horizontal para frente, voltando para o chakra e em seguida expandindo-se para traz e voltando novamente para o chakra num movimento cíclico.

8) Mentalize no Chakra Frontal, localizado um dedo acima entre os olhos, um cone de energia na frequência azul índigo que se expande e se contrai no sentido horizontal para frente, voltando para o Chakra e em seguida expandindo-se para trás e voltando novamente para o Chakra num movimento cíclico. 

9) Mentalize no Chakra Coronário, localizado no topo da cabeça, como uma coroa, um cone de energia na frequência violeta que se expande e se contrai no sentido vertical ligando-se ao CENTRO DO UNIVERSO, voltando para o Chakra e em seguida expandindo-se para dentro do corpo e voltando novamente para o
Chakra num movimento cíclico

10) Mentalize no Chakra Umeral, que trabalha a protecção psíquica, localizado nas costas, na altura do pulmão esquerdo, um cone de energia na frequência azul celeste, que se expande e se contrai no sentido horizontal para frente, voltando para o Chakra e em seguida expandindo-se para trás e voltando novamente para o Chakra num movimento cíclico.

11) Quando todos os Chakras estiverem pulsando ao mesmo tempo, mentalize uma luz branca saindo do centro da sua cabeça (glândula pineal), em direcção ao CENTRO DO UNIVERSO, retornando em seguida, passando por todos os chakras e ligando-se ao Centro da Terra.

12) Visualize todos os Chakras interligados por esta luz, fazendo com que surja uma explosão de luz branca brilhante que transforma o seu corpo em LUZ. Mantenha esta vibração o tempo que achar necessário para finalizar a energização.

Meditação para a Auto-Estima


Esta é uma meditação de visualização que pode ser feita diariamente durante uns 10 minutos, para aumentar a auto-estima e confiança. É expansiva e curadora.

1) Feche os olhos e concentre-se no seu interior. Veja-se de pé, na margem de um lago de energia cor- de-rosa brilhante, rodeado de montanhas cobertas de neve.
2) Caminhe lentamente para dentro do lago, até à água lhe chegar ao peito.
3) Dobre os joelhos e flutue na água, deixando que a energia dela penetre. A água mantém-no a flutuar sem esforço.
4) Imagine uma abertura na coroa da sua cabeça e deixe que a água cor-de-rosa entre por ela, para que percorra todo o seu corpo, saindo pelos pés.
5) Divirta-se no lago o tempo que quiser.
6) Regresse à terra, saindo o lago.

Meditação AUM: liberte as emoções


Esta é uma meditação activa muito poderosa que nos faz entrar em contato com diferentes emoções e expressar sentimentos que guardamos profundamente. Para ela, temos de trabalhar com outra pessoa, que será o nosso espelho.

Seguidamente, os 12 estágios desta meditação:

Primeiro estágio: Odeio-te
Este primeiro estágio é o momento de expressar toda a raiva que é reprimida no seu dia-a-dia. Feche os punhos e começa a gritar tudo o que precisar de dizer e que não diz, como por exemplo: "odeio-te"! Não à pessoa que se encontra à sua frente de forma directa, mas de forma metafórica. Mantenha sempre uma distância de 50cm do outro sem jamais tocar na outra pessoa ou tentar agredi-la. É o momento que você e o outro, conscientemente, permitem que cada um expresse a sua raiva, ódio, para limpar essa energia estagnada.

Segundo estágio: Amo-te

Neste estágio dirige-se para cada um dos outros participantes e, olhando nos olhos, diz "Amo-te" e troca um caloroso abraço.

Terceiro estágio: Segundo vento
Corra no lugar, com os braços levantados, solte sons, brinque com as outras pessoas e dance ao sabor do vento!

Quarto estágio: Kundalini
Feche os olhos e comece a abanar o seu corpo, como se fosse uma bola saltitona, mas sem tirar os pés do chão. Irá perceber que o seu corpo espontaneamente começa a vibrar.

Quinto estágio: Catarse

Individualmente, comece a berrar, chorar, rir ou bater em almofadas. É o momento para, individualmente, expressar a sua loucura, colocando as suas neuroses para fora.

Sexto estágio: Dança Livre 
Solte o seu corpo numa dança, deixando-o fluir trazendo novos movimentos.

Sétimo estágio: Choro
Agora, entre em contato com a sua tristeza e comece a expressá-la, desabafando toda a dor deixando as lágrimas aliviarem o seu coração.

Oitavo estágio: Riso
Depois de chorar, comece a rir, simplesmente rir com ou sem razão. Parece estranho, mas de repente ria sem parar trazendo uma grande descontração para o seu Ser.

Nono estágio: Dança dos Amantes
Comece a sentir a sua sensualidade e começa a expressá-la através da dança, percebendo o seu corpo fluir e readquirindo a sensibilidade e sensualidade.

Décimo estágio: AUM

Crie um abraço gigante a todos os outros participantes, entoam o som AUM.

Décimo-primeiro estágio: Silêncio
Sente-se imóvel de olhos fechados em total silêncio.

Décimo-segundo estágio: Namastê
É o encerramento, onde agradece ao outro pelos momentos vividos.Junte  as mãos e, olhando nos olhos do outro, diga NAMASTÊ, fazendo uma pequena flexão e, depois, abrace-se. Namastê é uma saudação, significa "O DIVINO EM MIM SAÚDA O DIVINO EM QUE ESTÁ EM TI".

Meditação para vencer o medo

Os sábios dizem que dentro de nós existe o centro do medo e que todos nós estamos sujeitos ao medo. Desde o nosso nascimento que somos empurrados para o mundo e sentimos medo das pessoas, do barulho, do desconhecido. Existem medos normais e razoáveis que até nos protegem como, e existem os medos que nos aprisionam. Esses são criados pela nossa mente negativa, pelas emoções instáveis e conflituosas, pelos sentimentos de culpa, raiva, dúvidas, ansiedade e apegos.

É importante o autoconhecimento, para nos apercebermos do medo que se oculta dentro de nós. Para vencê-lo, é necessário examinar nosso interior, localizar os disfarces que o medo assume em nós.

Por causa do medo, uma pessoa escolhe ficar limitada, priva-se de alegrias, mente e comete erros. O medo a paralisa e a impede de desenvolver as potencialidades que temos, e o fugir do medo gera pânico. O medo cria uma prisão interna e tira-nos a paz, a saúde e alegria de viver.

Porém existe uma alternativa para todo este sofrimento e caos interior. Assim como existe um centro do medo dentro de nós, existe também o centro do amor. Ao descobrir este centro do amor interior, começamos a superar o medo. A meditação diária é uma prática de purificação muito importante para nos libertar do medo. Ela remove as marcas do medo que nos limita e faz-nos deslizar para o nosso espaço interior.

Vamos experimentar? 


1.       Sente-se confortavelmente ou relaxe deitado.
2.       Feche os olhos, respire tranquilamente e com um leve sorriso relaxe os músculos do seu rosto, depois do seu corpo.
3.       Permaneça nesse estado por alguns instantes, respirando bem tranquilamente e cultive o sentimento de confiança. Sinta-se calmo e seguro. Sinta a força que surge em seu interior quando decide deixar o sofrimento causado pelos seus medos imaginários.
4.       Conecte-se com o seu Guia e com os Mestres.
5.       Imagine um lugar onde se sinta em paz e contente (uma praia, um lago, uma montanha, uma floresta, um recanto qualquer).
6.       Repita: 

Eu sou um ser de paz. Para alcançar paz total estou a desenvolver mais coragem e contentamento no dia-a-dia.
Estou contente, pois consigo estabelecer objectivos alcançáveis para cada dia da minha vida, com a intenção de viver um dia de cada vez com alegria e contentamento.
Aprecio o caminho que estou a fazer ao invés de ansiar que ele chegue ao fim. Sou bem-sucedido e respeitado por mim mesmo. Quando olho para trás, vejo a distância percorrida e me sinto mais sábio, mais experiente e maduro no caminho do autoconhecimento e do autocontrole. Não lamento pelas minhas acções do passado.
Gosto de estar onde estou. Aquilo de que tinha medo, não tem mais poder sobre mim. Entendi que como cada um tem seu próprio destino e eu tenho o meu. Cada sucesso torna-me mais corajoso, confiante e satisfeito.

7.       Deixe-se ficar no local para onde escolheu ir e sinta-se feliz e confiante.
8.       Regresse ao seu corpo e ao local onde está, aos poucos.

Meditação de Enraizamento

A meditação é um excelente hábito, pois centra a mente e pode ajudar a eliminar bloqueios energéticos. Antes de dormir, quando "andamos às voltas" na cama e os nossos pensamentos surgem como uma cascata, há uma série de meditações que nos podem ajudar. Deixo-vos uma muito eficaz:

  1. Sente-se ou deite-se, numa posição confortável.
  2. Feche os olhos, respire lenta e profundamente, enquanto relaxa suavemente.
  3. Imagine-se num local agradável, numa floresta ou em plena praia, dependendo da sua imaginação, vendo na sua frente uma árvore enorme, cujos ramos quase tocam no céu e cujas raízes entram profundamente na Terra.
  4. Sinta-se essa árvore e imagine que as raízes saem das plantas dos seus pés e penetram na Terra, encontrando um leito de água fresca e cristalina.
  5. Mergulhe bem as raízes nessa água e sinta como se estivesse a "lavar a alma". Sinta que toda a energia negativa, o cansaço, a ansiedade, preocupações estão a percorrer todo o corpo e a sair pelos pés até à água. Livre-se de tudo o que não faz falta nesse momento.
  6. Sinta que uma luz dourada começa a percorrer as suas raízes, subindo por todo o corpo e revigorando, devolvendo uma agradável sensação de bem estar.
  7. Focalize a sua atenção na parte superior da árvore e imagine que os ramos se estendem até ao sol, às estrelas, bem no centro do Universo.
  8. Sinta-se banhado por uma imensa chuva de Luz branca que o envolve e pacifica.
  9. Regresse de novo à árvore, à natureza e finalmente ao seu corpo.
  10. Sinta o Amor no seu coração.

Meditação dos Três Caldeirões (Meditação Druídica)


A meditação é fundamental ao autoconhecimento, o aprofundamento no caminho druídico e o contato com o divino, para alcançarmos o equilíbrio físico, mental e espiritual.

1. Sentados, relaxem os ombros, os braços e as pernas. Apóie firmemente os pés no chão e mantenha a coluna ereta. Feche os olhos e respire profundamente expandindo a barriga e enchendo o peito de ar, segure durante 3 segundos e expire soltando o ar. (repita 3x)

Os pensamentos passam por si como nuvens... Respire tranquilamente e deixe a sua mente imaginar.

2. Não muito longe, debaixo dos nossos pés - o fluxo de energia da Terra encontra o seu caminho que flui em rios profundos, muitas vezes sobe à superfície do mundo através de fissuras e eixos.

3. Imagine agora que o fluxo se amplia, ligando-o às águas a partir da base dos seus pés, seguindo pelas pernas até a base da sua coluna. Respire fundo e imagine um caldeirão, no seu ventre, enchendo-se com as águas da terra... Conforme o caldeirão enche, sinta a força do seu corpo, o calor do sangue e a dureza dos ossos... Energizado e fortalecido pelo fluxo de energia da Terra, no Caldeirão do Aquecimento, respire profundamente e relaxe o corpo, deixando ir embora todas as tensões.

Respire tranquilamente...

4. Imagine agora que o fluxo de água sobe pela sua coluna. Respire fundo e imagine um caldeirão, na altura do seu coração, enchendo-se com as águas da terra... As águas brilhantes da terra enchem o Caldeirão do Movimento e você torna-se consciente da sua mente, das suas emoções e de tudo que o conecta a grande teia da vida... Energizado e fortalecido pelo fluxo de energia da Terra, sinta-se em harmonia com o Todo.

Respire tranquilamente...

5. Imagine agora que o fluxo de água sobe do peito, até a altura dos olhos. Respire fundo e imagine a energia de ascensão das águas preencher o Caldeirão da Sabedoria com o poder da Terra... Conforme esse caldeirão enche, pense o que lhe inspira a alma e quais são os seus objetivos na vida... Energizado e fortalecido pelo fluxo de energia da Terra, sinta-se abençoado pelos Deuses.

Respire tranquilamente...

6. Sinta a energia fluindo por todo o seu corpo, preenchendo-o completamente... O poder da terra une-se agora ao poder dos céus.

Respire tranquilamente...

7. Imagine acima de si uma estrela que brilha como o fogo de uma lareira. Veja o poder do fogo, irradiar um raio de luz sob o Caldeirão da sua cabeça. A luz nas águas da terra brilha como o ouro e lhe traz à iluminação, que através do seu corpo, desce até encher o Caldeirão do seu coração.

8. Irradiando esse brilho dourado, descendo até chegar ao Caldeirão do seu ventre, preenchendo-o intensamente com o calor do fogo dos céus.

9. Respire fundo e deixe a água e a luz se misturarem em si.

10. Vire as palmas da mão para cima e deixe fluir, pelos braços, o poder da terra e do céu... É pelo poder das mãos, que a magia é trabalhada. Veja uma chama a dançar, com o poder do céu, no centro da água bem na palma da sua mão. Mantenha essa visão e abra os olhos.

11. Olhe para sua mão e sinta o calor e o formigamento das palmas. Traga as suas mãos até ao peito, sinta o seu corpo sendo todo preenchido com o fogo e a água. Feche os olhos.

12. Respire fundo, agora a água encontra-se com a chama e transforma-se em névoa... Relaxe os braços sob as pernas e deixe que a névoa  o envolva numa enorme esfera brilhante. Sinta a energia, sinta-se centrado entre a terra e o céu.

13. Mantenha essa visão, por um tempo, para trabalhar a magia na sua vida.

14. Respire fundo e lembre-se da sua conexão com a terra e o céu... Permita que a chama recue para tornar-se menos quente, passando pela cabeça no Caldeirão da Sabedoria, pelo peito no Caldeirão do Movimento e pelo ventre no Caldeirão do Aquecimento.

15. A chama dança alegremente sobre as águas e flui, naturalmente, de volta para a fonte, apagando-se lentamente. Energizado e fortalecido, retorne ao nosso mundo...

Fonte: Templo de Avalon